Home

National Geographic

Salvador entra em seleta lista dos melhores destinos para conhecer em 2019

Que a gente tem um orgulho danado de ser baiano não é novidade pra ninguém. Mas, ver o nome de Salvador incluído em uma lista renomada como um dos 28 “destinos mais interessantes do mundo para o próximo ano” é “porreta”, como diz um genuíno soteropolitano. A seleta lista do canal de televisão norte-americano National Geographic, colocou a capital baiana na 23ª posição, única cidade do Brasil presente no ranking.

Na matéria especial em inglês, feita pela repórter Maryllen Kennedy Duckett, a cultura baiana foi o grande destaque na publicação, chamando a atenção para o carnaval, as oficinas de capoeira e o Balé Folclórico da Bahia, a única companhia de dança folclórica profissional do Brasil. Veja abaixo, em tradução livre, um trecho do texto da jornalista:

“A capital do estado nordestino da Bahia é o coração e a alma musical do Brasil. Vários gêneros musicais, como a bossa nova, o samba e a tropicália, nasceram na cidade, fundada pelos portugueses em 1549 e designada Cidade da Música da UNESCO, em 2016. Axé (pronuncia-se ah-SHAY) - o projeto afro de Salvador Gênero de música pop caribenho-brasileira - fornece a trilha sonora da “maior festa de rua do mundo”, o Carnaval de Salvador (27 de fevereiro a 5 de março de 2019). Aconchegue-se no novo museu da House of Carnival, inaugurado em 2018 e repleto de figurinos, instrumentos e exposições interativas de dança e música.”

SAIBA MAIS:

A Prefeitura de Salvador também divulgou essa semana o resultado de uma pesquisa feita pelo Voopter, um aplicativo brasileiro de comparação de preço de passagens aéreas e promoções. No ranking, Salvador alcançou o 1º lugar na lista dos 20 destinos mais procurados por quem deseja viajar para curtir as festas de fim de anos, entre os dias 26 de dezembro e 04 de janeiro. Segundo a pesquisa, a capital baiana ficou à frente de cidade como Recife (PE), Fortaleza (CE), Buenos Aires (Argentina) e Natal (RN). Além da conquista de Salvador, o relatório mostrou que o Nordeste concentra a maioria das buscas por viagens para o período de Réveillon, segundo divulgação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Se você ainda não tem opção, ou não pretende sair de Salvador no Réveillon, uma boa escolha é o “Festival Virada 2019”, que é gratuito. Segundo a Prefeitura, que promove o evento, a capital deve receber mais de 400 mil turistas entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, período da festividade que acontece na orla da Boca do Rio (antigo Aeroclube). Serão 70 horas de música a beira mar. Entre as 21 atrações já confirmadas estão nomes como Milton Nascimento, Anitta, Wesley Safadão, Matheus e Kauan, Ferrugem, Alok, Xand Avião, além dos baianos Psirico, Harmonia do Samba,  Lá Fúria, Leo Santana, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo. Há também outras opções, gratuitas e particulares, em Salvador e no interior da Bahia. Confira algumas delas numa lista feita pelo site G1.